WhatsApp Image 2024-04-24 at 17.39.06

No último dia 23 de abril de 2024, o Centro Municipal de Educação Básica Francisco Marcucci foi palco de uma iniciativa inovadora: o projeto de extensão “Aventuras Odontológicas”, que visa promover a saúde bucal e a educação odontológica nas comunidades escolares.

Sob a coordenação da docente responsável, Me Natalina Galdeano Abud Chaud, e com a participação dos acadêmicos Isabella de Oliveira Caixeta, Nicolly Vitória Marques Lourenço, Pedro Fernando Santiago Filho e Rebeca Moreira Paiva, todos do 3º semestre de odontologia, o projeto se propôs a abordar temas cruciais para a prevenção de problemas bucais e conscientização sobre a importância da higiene oral desde a infância.

As atividades do projeto incluíram palestras educativas ministradas pelos acadêmicos, focando em temas como prevenção de cáries, técnicas de escovação e a relação entre alimentação saudável e saúde bucal. Além disso, foram realizadas atividades práticas, como escovação supervisionada, e distribuição de materiais educativos para os estudantes.

Isabella de Oliveira Caixeta, Nicolly Vitória Marques Lourenço, Pedro Fernando Santiago Filho e Rebeca Moreira Paiva destacaram a importância do projeto não apenas para a comunidade escolar, mas também para a formação acadêmica dos estudantes de odontologia. Rebeca, em sua fala, ressaltou: “este projeto de extensão em odontologia nas escolas é uma oportunidade valiosa para os acadêmicos aprimorarem seus conhecimentos práticos, desenvolverem habilidades de comunicação e, acima de tudo, contribuírem para o bem-estar das comunidades escolares. É uma experiência enriquecedora que vai além das paredes da universidade, preparando-nos para sermos profissionais engajados e conscientes do impacto que podemos ter na sociedade”.

O projeto, que já foi iniciado, contou com uma importante parceria com a escola Centro Municipal de Educação Básica Francisco Marcucci, evidenciando o compromisso com a responsabilidade social e a promoção da saúde bucal nas comunidades. Com essa iniciativa, os acadêmicos não apenas agregaram conhecimentos práticos, mas também se tornaram agentes de transformação, levando educação e cuidado às crianças e adolescentes, e deixando um legado de impacto positivo.