WhatsApp Image 2024-05-07 at 20.42.06

No último dia 30 de abril, o Centro Universitário do Vale do Araguaia testemunhou uma iniciativa inspiradora liderada pela docente responsável, Me Natalina Galdeano Abud Chaud, e um grupo de acadêmicos comprometidos. Gabriela Oliveira Petroli, Geovana Alves Lopes, Gleiciele Kelle Silva Lôpo, Maria Heloísa Nogueira Moreira Domingos e Yury Alves de Moura uniram forças para lançar o projeto “Beijo com Consciência” na Escola Estadual José Ângelo dos Santos, em uma tentativa de promover informações vitais sobre as doenças transmitidas pelo beijo.

Originado a partir de um vídeo na internet, o projeto visa destacar a importância do cuidado com a mucosa oral e conscientizar sobre as doenças que podem ser transmitidas através da saliva. O foco principal é educar os jovens sobre medidas preventivas e promover uma mudança de comportamento em relação à saúde bucal.

A metodologia adotada consiste em palestras participativas, que incentivam a interação como uma ferramenta para facilitar a compreensão e retenção do conhecimento. Essas sessões envolvem os alunos de forma ativa, estimulando discussões e esclarecendo dúvidas.

Os participantes, todos do 5° semestre de odontologia, já deram início ao projeto e planejam continuar suas atividades no mesmo espaço durante o segundo semestre de 2024. Além disso, o grupo estabeleceu uma parceria com a instituição escolar, que manifestou interesse em receber mais palestras sobre temas relevantes para os alunos.

Maria Heloísa Nogueira Moreira Domingos, uma das integrantes do projeto, compartilhou sua perspectiva sobre a iniciativa: “Nossa boca é a porta de entrada e saída de vários elementos, desde os alimentos que ingerimos até a comunicação e expressão que fazemos com a mesma. Dessa forma, se faz importante manter a cavidade longe de doenças, garantindo o bem-estar e qualidade de vida”.

Com essa abordagem proativa, o projeto “Beijo com Consciência” não apenas visa informar, mas também impactar positivamente a sociedade, fornecendo conhecimentos essenciais para uma intervenção social eficaz e significativa.