WhatsApp-Image-2024-03-22-at-7.22.57-AM

Na manhã do dia 21/03, a Escola Municipal São Jorge, localizada em Pontal do Araguaia – MT, recebeu o projeto “Odontologia na Comunidade: MotivAÇÃO”, uma iniciativa liderada pela Professora de Odontopediatria e Ortodontia, Ana Laura Valadão, juntamente com alunos do 9º semestre de odontologia do UNIVAR. O objetivo do evento era promover a conscientização sobre a importância da correta higienização bucal e prevenção da cárie dentária entre alunos de 9 a 12 anos.

Durante o evento, foram abordados diversos temas relevantes, incluindo “Sorrindo Para a Saúde: Uma Iniciativa Integrada de Prevenção a Cárie Para Todas as Gerações” e “Conscientização da Higiene Bucal: Técnicas de Escovação, Uso Correto de Fio Dental e Enxaguante Bucal”. A análise do pH salivar e a avaliação de produtos de higiene bucal também foram pontos destacados.

A Professora Ana Laura Valadão enfatizou a importância do projeto para a prevenção precoce de patologias associadas à higiene bucal deficiente no público infantil. Segundo ela, “o projeto visa conscientizar os participantes fornecendo-lhes conhecimento e habilidades através de palestras didáticas e momentos dinâmicos referente à importância do cuidado com a saúde bucal”.

Durante a atividade, os acadêmicos de odontologia orientaram sobre técnicas de escovação, uso correto do fio dental, escolha adequada para escova dentária e pasta de dente ideal. Além disso, foram realizadas dinâmicas para a participação dos alunos da escola São Jorge, incluindo inspeção de escovas de cerdas macias e duras, distribuição de panfletos e demonstração da escovação correta com macro modelo de material lúdico.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a entrega dos kits de higiene, contendo pasta de dente e escova dental, seguida pela escovação supervisionada. Essa prática reforçou os ensinamentos transmitidos durante as palestras e dinâmicas, garantindo que os acadêmicos pudessem colocar em prática as técnicas aprendidas.

O Projeto “Odontologia na Comunidade: MotivAÇÃO” proporcionou uma experiência educativa e interativa, contribuindo significativamente para a conscientização e prevenção de problemas bucais na comunidade escolar. A iniciativa dos acadêmicos do UNIVAR e da Professora Ana Laura Valadão demonstra o compromisso com a promoção da saúde bucal e o bem-estar da população.

1 comentário em “Acadêmicos do UNIVAR levam Educação Bucal através do Projeto Odontologia na Comunidade”

1. Keyta Vasconcelos dos Santos

Estão de parabéns! Ação linda dos acadêmicos juntamente com a professora Ana Laura Valadão. 👏🏻👏🏻👏🏻