WhatsApp-Image-2024-03-19-at-11.46.37

No último dia 18 de março, o auditório do Centro Universitário do Vale do Araguaia foi palco de uma mesa redonda singular, onde a temática central girou em torno da imprescindível multiprofissionalidade para o pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o objetivo de fomentar discussões acerca das atribuições de cada profissional do SUS na Atenção Primária e ressaltar a importância do trabalho em equipe, a palestra reuniu estudantes e profissionais da área da saúde interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Os palestrantes Marcos Vitor Naves Carrijo, enfermeiro e coordenador da Atenção Primária à Saúde de Barra do Garças, Rosimeire Alves Ferreira Araújo, agente comunitária de saúde, e Bruno Rocha Olivieri, cirurgião dentista, trouxeram suas experiências e conhecimentos para enriquecer o debate.

O evento foi organizado pelos professores Natalina Galdeano Abud Chaud, Vanessa de Sousa e Rafaianne Queiroz de Moraes Souza, que se empenharam em proporcionar uma experiência enriquecedora para os participantes.

A integração da odontologia ao SUS e a execução do trabalho em equipe multiprofissional foram pontos chave da discussão. Os palestrantes destacaram como os profissionais de diversas áreas desempenham um papel fundamental na prevenção, cuidado e tratamento dos usuários, enfatizando a importância da colaboração interdisciplinar para atender às demandas da comunidade.

O público-alvo, composto principalmente por acadêmicos do curso de odontologia, teve a oportunidade única de aprender com profissionais renomados e com vasta experiência no campo da saúde pública.

Ao comentar sobre a contribuição do evento, a professora Rafaianne ressaltou: “por meio das discussões e reflexões propostas, os acadêmicos puderam compreender a importância de cada componente da equipe de saúde, incluindo o papel ativo do cirurgião dentista no desenvolvimento da assistência na atenção primária”.

Além disso, a professora e coordenadora do curso Natalina destacou o papel relevante do UNIVAR na promoção de eventos como esse, que não apenas enriquecem o conhecimento acadêmico, mas também têm um impacto significativo no âmbito social, ao proporcionar entendimento sobre como a Odontologia se integra ao SUS.

“O UNIVAR, tem um importante papel no meio social, com tudo no que faz a   respeito do desenvolvimento de projetos de extensão, neste caso, o projeto mencionado apresenta-se como sendo de grande relevância, não apenas no caráter acadêmico, mas também no âmbito social, pois proporcionou entendimento de como a Odontologia se Integra o SUS”, explicou Natalina.

Essa mesa redonda evidenciou o compromisso do UNIVAR com a formação de profissionais qualificados e conscientes de sua responsabilidade social, contribuindo assim para a melhoria do sistema de saúde como um todo.