WhatsApp-Image-2023-11-23-at-15.17.19

Nos dias 09 e 10 de novembro, acadêmicas do 4º semestre de Odontologia do UNIVAR, sob a supervisão da docente Natalina Galdeano, realizaram com sucesso o projeto “Conscientização em Higiene Bucal Infantil”. A iniciativa teve lugar no Centro Municipal de Ensino Fundamental Dom Bosco, em Aragarças.

A motivação para o projeto surgiu da necessidade de abordar a saúde bucal infantil de maneira inovadora. Reconhecendo a importância crítica dos primeiros anos de vida, o grupo de extensão não apenas buscou prevenir problemas dentários, mas também promover a conscientização de forma completa. O objetivo central foi estabelecer hábitos saudáveis desde a infância, envolvendo tanto os alunos quanto seus pais.

O enfoque do projeto concentrou-se na promoção de hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida. Estratégias educativas eficazes foram exploradas, destacando a importância da higiene oral, incluindo escovação regular, uso do fio dental, escolhas alimentares equilibradas e a prevenção de cáries.

As atividades incluíram palestras práticas nas salas de aula, demonstrações de escovação e uso do fio dental em manequins odontológicos, além de gincanas de perguntas e desafios práticos, tornando o aprendizado interativo e lúdico para as crianças. Imagens impressas de dentes cariados foram utilizadas para proporcionar uma visualização concreta dos impactos da falta de cuidados.

O projeto foi conduzido pelas acadêmicas Stefani Soares Bento, Vanessa Macedo Santos e Vitória Cristina Pereira Viana. A participação ativa dessas estudantes ofereceu aos acadêmicos a oportunidade prática de aplicar conhecimentos, promovendo conscientização sobre a importância da higiene bucal junto às crianças.

Vitória Cristina, representando o grupo, expressou a importância do projeto: “este projeto oferece aos acadêmicos a oportunidade prática de aplicar conhecimentos, promovendo conscientização sobre a importância da higiene bucal junto às crianças. Buscamos cultivar hábitos saudáveis desde a infância, impactando positivamente não só a saúde bucal, mas também o bem-estar. A participação ativa faz toda a diferença, contribuindo para um futuro mais saudável”.

O projeto contribuirá significativamente para a conscientização em saúde bucal infantil, fornecendo informações essenciais para as crianças, pais e comunidade escolar. Ao promover práticas saudáveis desde a infância, espera-se que haja uma redução nos problemas dentários, resultando em uma população mais saudável e sorridente. O UNIVAR reafirma seu compromisso com a educação e o bem-estar da comunidade local.