WhatsApp-Image-2023-11-22-at-16.30.52-1

No último dia 14/11, a Escola Florescer Educação Infantil recebeu o impactante projeto “Educação em Saúde Bucal”, desenvolvido por acadêmicos do 4º semestre do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR). A iniciativa surgiu da observação das lacunas no conhecimento de higiene bucal entre as crianças, impulsionando a equipe a realizar intervenções educativas.

O projeto, liderado pelos acadêmicos Emilly Medrado, Gabriel Fernandes e Maryanne Milhomem, sob a supervisão da docente e coordenadora do curso, Natalina Galdeano, tem como objetivo principal conscientizar os pequenos sobre a importância da higiene bucal desde a infância.

A abordagem do projeto é inovadora, combinando teatro e conversações interativas para transmitir conhecimentos sobre técnicas de escovação, a relevância do uso do fio dental e práticas para uma limpeza bucal eficaz. Essa metodologia visa não apenas informar, mas também envolver as crianças de maneira lúdica e inclusiva.

Maryanne Milhomem, uma das acadêmicas responsáveis pelo projeto, destaca a importância de realizar a intervenção na Escola Florescer, que segue o método Waldorf, caracterizado por um aprendizado lúdico e inclusivo. “Foi muito importante ver a sinergia dos meus colegas, todos numa mesma intenção de ajudar com a saúde bucal das crianças”, ressalta Milhomem.

A atividade, realizada em parceria com a escola de método antroposófico, busca não apenas transmitir conhecimentos sobre a escovação correta, mas também ambientar e habituar as crianças ao uso regular da escova e do fio dental, fundamentais para a formação de hábitos saudáveis desde a primeira infância.

O projeto representa não apenas uma ação pontual, mas uma contribuição significativa para a saúde bucal das crianças, proporcionando-lhes ferramentas para uma vida mais saudável desde tenra idade. O UNIVAR reafirma seu compromisso com a educação transformadora e práticas inovadoras que impactam positivamente a comunidade.