WhatsApp-Image-2023-11-22-at-16.29.30

No intuito de promover a saúde bucal desde a infância, acadêmicos do 4º semestre de Odontologia do Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR) realizaram o Projeto Saúde Bucal Infantil nos dias 24/10 e 16/11, no CMEI Dom Geraldo Fernandes, em Barra do Garças.

Os responsáveis por essa iniciativa são os acadêmicos Andreza Galego Dias, Bárbara Barros Borges, Carlos Eduardo Peres, Genialdo Luiz de Figueiredo e Thânia de Almeida Morais Ázara, sob a supervisão do Cirurgião-Dentista Dr. Wesley Fernandes Roque.

No primeiro dia, 24/10/2023, os pais participaram de uma breve palestra, responderam a um questionário sobre hábitos de saúde bucal e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Já no dia 16/11/2023, os alunos foram envolvidos em um teatro interativo com palitoches, abordando temas sobre saúde bucal e técnicas adequadas de escovação. Paralelamente, o Cirurgião-Dentista Wesley Fernandes Roque realizou avaliações individuais das crianças entre 2 e 4 anos para um levantamento epidemiológico sobre a cárie dental precoce e os fatores relacionados.

Além das atividades lúdicas, foram distribuídos kits de higiene bucal, contendo escova adequada para a idade e dentifrício fluoretado. Uma sala reservada proporcionou aos pais uma cartilha com informações sobre a avaliação e orientações para continuar estimulando a prática de bons cuidados bucais em casa.

A relevância do projeto vai além da promoção da saúde bucal; ele também busca incentivar a prevenção de doenças desde a infância. A acadêmica Bárbara Borges ressalta a importância do contato com a sociedade, afirmando que essa experiência contribui para um refinamento pessoal e profissional dos futuros Cirurgiões-Dentistas.

O docente Wesley Fernandes enfatiza a necessidade desse acompanhamento e avaliação em crianças para evitar doenças precoces, destacando o sucesso da transmissão de conhecimento aos pais e a participação das crianças no teatro como elementos essenciais para o êxito do projeto. Parabenizando todos os envolvidos, ele destaca a importância dessa iniciativa para a promoção da prevenção e saúde bucal na comunidade.