WhatsApp-Image-2023-11-17-at-13.03.05

Por Michele: Faifer

No último dia 16 e 17 de novembro, o Centro Municipal de Educação Básica Prof° Laurita Martins de Souza, em Aragarças-GO, foi palco do projeto “Educação em Saúde Bucal: Infantojuvenil em Fase Escolar”, desenvolvido pelos acadêmicos do 4º semestre de odontologia do UNIVAR (Centro Universitário do Vale do Araguaia).

Com a convicção de que a saúde bucal é um pilar fundamental para o desenvolvimento das crianças, o projeto abordou temas cruciais, incluindo a importância da correta escovação e uso do fio dental, os efeitos dos alimentos na saúde bucal, as principais doenças como cárie, gengivite e periodontite, além de ressaltar a necessidade de visitas regulares ao dentista para exames e tratamentos.

Cleydianne Diniz, uma das acadêmicas envolvidas, ressaltou a diversidade de estratégias pedagógicas utilizadas, como rodas de conversa, palestras, jogos, histórias, teatro, distribuição de panfletos, kits de higiene, entre outras. “O objetivo é tornar o aprendizado divertido e participativo, estimulando as crianças a adotarem hábitos saudáveis e a compartilharem essas informações com suas famílias e comunidades”, destacou.

Os responsáveis pela condução do projeto foram os acadêmicos Bianca Silva Costa Guimarães, Cleydianne de Sousa Silva Diniz, Hernan Bento Carrijo, e Mailane Araújo Dias, todos orientados por Natalina Galdeano, coordenadora e docente do curso de odontologia do UNIVAR.

Essa iniciativa não apenas promove a conscientização sobre a importância da saúde bucal, mas também evidencia o comprometimento do UNIVAR em contribuir para a formação integral de seus acadêmicos, preparando-os para impactar positivamente suas comunidades.