WhatsApp-Image-2023-06-05-at-07.57.29-1

Nesta edição, a egressa Vaneide Moreira Silva nos contou um pouco sobre a sua história na série: “Transformando vidas – histórias de sucesso e superação dos egressos do UNIVAR”.

Por: Michele Faifer

A Vaneide Moreira Silva, de 37 anos, concluiu sua graduação em enfermagem pelo Centro Universitário do Vale do Araguaia, no ano de 2014. A egressa reside na cidade de Rio de Janeiro, atuando como 1ª Tenente, no Hospital Naval Marcílio Dias, na Marinha do Brasil.

Segundo Vaneide sua trajetória acadêmica não foi fácil: “foram anos muito difíceis eu contava com orientação e compreensão dos professores, pois trabalhava e estudava. Já teve vezes que eu cochilei na sala de aula devido ao cansaço. Eu sentava na frente como estratégia para não perder o foco, era o meu mecanismo de resistência, além disso eu fazia várias perguntas durante a aula, não tinha vergonha, pois queria aprender o conteúdo”.

“Me lembro que quando tirei várias notas baixas eu chorei pensei em desistir, mas me levantei e segui firme, pois eu tinha bolsa do Prouni e precisava manter as notas boas. Eu precisava dessa bolsa, já que não tinha condições de pagar a mensalidade. Venho de uma família simples e sem formação de ensino superior, então concluir a minha graduação era meu maior objetivo”, afirmou Vaneide Moreira.

A enfermeira ressaltou que após concluir sua graduação foi ousada e mudou-se para Goiânia com apenas 750 reais em mãos, objetivando estudar na Fio Cruz e conseguir um emprego para se manter. Ela trabalhou em uma clínica por 3 meses e se inscreveu no programa de mestrado da Fio Cruz no campus do Rio de Janeiro, onde contou com a orientação de dois professores do UNIVAR, e foi aprovada.

Ao mudar-se para o Rio de Janeiro, Vaneide participou de um processo seletivo muito concorrido para trabalhar como plantonista no Hospital Albert e foi selecionada, porém vieram mais desafios. “Compareci ao hospital expliquei que ainda não tinha Coren, apenas uma declaração do UNIVAR. A secretaria acadêmica do UNIVAR na época, entrou em contato com o presidente do Coren – RJ e conseguiu que fosse emitido um número de inscrição provisório para eu assumir a vaga na emergência pediátrica.

“Ao assumir o cargo confesso que fiquei com medo, mas estudei muito, fiz cursos práticos e adquiri conhecimento com profissionais experientes. 6 meses depois trabalhei na UTI neonatal e após 1 ano comecei a trabalhar no pós-operatório cardíaco, amo trabalhar com crianças, ressaltou Vaneide Moreira”.

Ainda trabalhando no Hospital Abert, Vaneide se inscreveu para o seletivo da Marinha, segundo a enfermeira ela estudava em casa para a prova, pois não tinha condições de pagar cursinhos. “Eu abri mão de ir a festas e passeios, acordava às 3 horas da manhã para estudar, pois sabia que essa vaga na marinha iria me levar para outro nível financeiro, de modo que eu poderia ajudar minha família”, afirmou Vaneide.

“Ao terminar a prova achei que não iria ser classificada, pois conhecia várias pessoas que tinham feito cursinhos e estavam bem preparadas. Alguns meses depois, cheguei para trabalhar e tinha uma faixa escrita parabéns e um bolo, falei para o pessoal que não era meu aniversário e foi então que me falaram que eu tinha sido aprovada para trabalhar na Marinha. Fiquei muito emocionada e fui conferir imediatamente sem acreditar. Passei em 3º lugar”, destacou Vaneide.

Vaneide ainda complementou sobre a sua conquista: “no dia da minha formatura na Ilha da Marinha, ao ver o olhar da minha mãe de orgulho para mim fardada, fez valer todo o esforço e renúncias que tive que fazer para conseguir chegar até ali”.

A enfermeira que hoje é 1ª Tenente da Marinha do Brasil, Vaneide Moreira já está a 6 anos na Marinha do Brasil e possui pós-graduação em Atenção em Saúde na Fio Cruz, mestrado na Unirio / Fio Cruz com a linha de pesquisa em: Infectologia (HIV/ Hepatites virais), e é doutoranda em Saúde Pública na Fio Cruz, com a linha de pesquisa em:  Epidemiologia de Doenças Transmissíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress