Capa

Abordando a temática: “Como o medo das práticas odontológicas podem afetar a saúde da população”, as acadêmicas do 3º semestre do curso de odontologia realizaram uma palestra na Escola Estadual Francisco Dourado.

A palestra aconteceu no dia 11 de maio, no período matutino e teve como público-alvo jovens de 15 a 19 anos. O objetivo foi falar sobre o medo e a ansiedade no tratamento odontológico, destacando suas implicações e os recursos utilizados para controle. “Buscamos desmistificar uma imagem de medo que se criou ao longo dos anos sobre a odontologia e suas práticas. O intuito foi mostrar que a tecnologia e a formação humanizada dos profissionais proporcionam uma experiência mais reconfortante ao paciente atualmente”, afirmou a acadêmica Lana Priscila.

Durante a palestra foram abordados os cuidados necessários para uma boa saúde bucal, os tipos de doenças causadas pela falta de higiene e a odontofobia. Foi salientado também a importância da saúde bucal, pois a falta de cuidado pode afetar outros órgãos e desencadeando doenças em outras partes do corpo.

Após a palestra foram realizados demonstrativos da maneira correta de escovação dos dentes, houve a entrega de folhetos informativos e aplicação de questionários, com intuito de levantar dados e entender a população como um todo. Fizeram parte do projeto as acadêmicas: Amanda Kelen da Silva Fernandes, Lana Priscila Resende, Lethicya Oliveira e Yasmin Kaieny Angelo Moura.

“Nosso projeto foi todo elaborado pensando nos medos e inseguranças do paciente. Mesmo com o avanço tecnológico na odontologia, as pessoas ainda associam a imagem do dentista a dor e ao medo. Queremos mostrar para a população de modo que as visitas ao dentista não sejam tratadas como algo doloroso ou ruim, mas sim como um sinônimo de autocuidado e autopreservação. Buscamos a inclusão da consulta odontológica na rotina das pessoas”, explicou Amanda Kelen, acadêmica de odontologia.

O coordenador da escola, Gilbran Dias comentou sobre a realização do projeto: “esse tipo de ação é sempre bem-vinda na escola, pois são informações importantes e que muitas vezes nós profissionais da educação não temos capacitação técnica para trabalhar. Sabemos da diversidade de problemas que podem surgir pela falta de conhecimento sobre a higiene bucal. Desta forma, a parceria com os cursos da área da saúde do UNIVAR tem sido de grande valia, os alunos estão aprendendo a conhecer melhor seu corpo e recebendo orientações para evitar possíveis doenças e distúrbios”.