IMG_5466

Por: Michele Faifer

Foi realizado no dia 13/04, o I Encontro de Simulação Realística do NVEH-HMMPM, no Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, da cidade de Barra do Garças-MT.

O evento foi organizado pelo enfermeiro coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar HMMPM, André Luis Nascimento, e pela assistente administrativa Rosangela Costa, com o apoio dos acadêmicos de enfermagem e fisioterapia.

Utilizando estratégias e métodos de avaliação, o simulado realístico de surto epidemiológico e segurança do trabalho em ambiente hospitalar, mostrou a atuação dos profissionais de saúde do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, frente as principais doenças emergentes atendidas na unidade de saúde. Além disso, orientou e capacitou esses profissionais a como atuar diante de um cenário de surto.

O enfermeiro e coordenador, André Luís explicou: “a realização do simulado foi uma ação extremamente relevante para que a unidade consiga fazer a transição do conhecimento teórico para a prática dos serviços sem estar em cenário real de emergência de surto. A ideia do simulado realístico de surto, é incentivar os profissionais de saúde a exercitarem as funções em um ambiente de crise”.

Segundo o enfermeiro André Luis, o simulado proporcionou a melhoria dos serviços prestados no Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, uma que vez ele oferta atendimento para 34 municípios limítrofes a cidade e é o único a prestar serviços 24 horas em diversas especialidades.

André Luis finalizou enfatizando a importância do evento aos acadêmicos do UNIVAR: “a simulação preparou os acadêmicos para enfrentarem e conhecerem a atuação profissional a qual irão enfrentar. A encenação possibilitou também o estudo das doenças abordadas, tais como a sua fisiologia, fisiopatologia e sinais clínicos. Além de proporcionar a experiência real de estar em uma situação que exige planejamento, tomadas de decisões ágeis e liderança de equipe”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress