WhatsApp Image 2023-03-03 at 15.56.25

Por: Michele Faifer

Sábado, 04/03, é o Dia Mundial da Obesidade, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e tratamento da obesidade.

A OMS define a obesidade como o excesso de gordura corporal em quantidades que causem risco à saúde. A obesidade é um problema crescente no Brasil e em todo o mundo, podendo levar uma série de problemas de saúde como: diabetes, doenças cardíacas, hipertensão arterial, câncer, entre outras, além de ter um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. 

Segundo a coordenadora do curso de nutrição, Sara Forgerini a principal causa da obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva em conjunto com o sedentarismo. “Para evitar o acúmulo de gordura é necessário que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta no decorrer do dia, pois o excesso de alimentos com alto teor calórico e a baixa atividade energética, auxilia na concentração de gordura”, ressaltou Sara.

O médico, Dr. Thiago Cabral destacou: “a obesidade é uma doença que precisa ser tratada, não existe obesidade ‘saudável’. O sobrepeso e obesidade aumentam o risco de 13 tipos de câncer segundo estudos do The New England Journal of Medicine, e 229 tipos de outras doenças graves”.

“Uma pessoa com obesidade tem 12 vezes mais risco de diabetes, 22 vezes mais o risco de apneia do sono, e quase 4 vezes mais risco de falência do coração, em comparação aquelas que possuem o peso normal. A obesidade é uma doença que deve ser tratada, pois a pessoa acometida é apenas uma vítima. É importante que todos assumam a responsabilidade da saúde futura e desconsiderem a obesidade como uma opção ou estilo de vida”, explicou Dr. Thiago Cabral.

Para combater a obesidade, é importante adotar um estilo de vida saudável, que inclua uma alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas. Além disso, é fundamental o acompanhamento médico regular para monitorar o índice de massa corporal (IMC) e identificar possíveis problemas de saúde associados à obesidade.

3 comentários em “Existe obesidade saudável? Especialistas explicam sobre a doença que acomete milhares de pessoas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress