WhatsApp Image 2022-12-21 at 16.34.20 (1)

A década dos anos 80 foi marcada por avanços na área da educação na região de Barra do Garças – MT, entre eles, e em especial a implantação de cursos superiores ocasionado pelo empreendedorismo e coragem de Oswaldo e Ivoni Soler, e a última terça-feira (20) foi escolhida para homenagear esses dois grandes nomes para família UNIVAR, os idealizadores e fundadores de um sonho hoje conhecido como “Centro Universitário do Vale Araguaia”.

Com mais de 33 anos de história, o UNIVAR segue expandindo em estrutura e tecnologia, prezando sempre a formação de seus acadêmicos com grande responsabilidade, honrando assim a memória de seus fundadores.

Marcelo Soler, filho do casal e atual Reitor, emociona-se sempre ao falar dos pais e relembra como foi o caminho trilhado até aqui “Todos nós somos gratos a Oswaldo e Ivoni Soler que começaram tudo isso lá em 1986, tornando-se realidade em 1989, e que já formaram mais de 6 mil pessoas”.

A cerimônia de homenagem contou com a presença de pessoas que ajudaram a compor a história do UNIVAR, sendo eles: Natalice Rêgo Flores Marcolan (Nina), Carlos Roberto Noleto, Arqueduquesa Aparecida de Resende Fleury (Queza), Silmar Christino de Castro e Antonio da Silva Bareto Neto.

A primeira diretora do UNIVAR, Natalice (Nina), fez menção sobre como foram os primeiros anos de trabalho, os desafios enfrentados e de como sempre Oswaldo trabalhava com empenho “Os primeiros anos foram complicados para mim, eu me dividia entre meus afazeres, e cheguei a pensar em sair do UNIVAR, mas o Oswaldo me fez um pedido para que eu ficasse pelo o menos como professora, e vindo dele esse pedido eu me propus ficar, e foi de grande valia a experiência, Oswaldo é um grande exemplo para nós”.

Outro a se emocionar ao falar desse casal é o senhor Antonio Barreto, dono da Lares Loja de Materiais de Construção “Oswaldo sempre foi um homem de visão, e eu tive a satisfação de estar sempre presente ativamente juntamente com a minha empresa na construção da toda a infraestrutura. Eu me lembro a coragem do Oswaldo na compra de cada material e de toda sua persistência”.

Arqueduquesa (Queza) enfatizou o ser humano que Oswaldo foi “Houve um tempo em que tudo era difícil, tinha dificuldades para comprar as coisas e em uma oportunidade pedi para que o Oswaldo trouxesse de uma de suas viagens um videogame para o meu filho, e quando fui paga-lo, para minha surpresa ele disse que era um presente e que eu não o devia nada”.

Diversas histórias saudosistas como estas alegraram, como também emocionaram a todos que estiveram presentes.

Oswaldo e Ivoni ganharam lugar de destaque no corredor principal do bloco administrativo, onde seus retratos pintados a óleo estão expostos como uma forma de homenagem de seu filho Marcelo Soler.