WhatsApp Image 2022-10-19 at 09.00.46

Prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de qualidade foi o assunto tratado com grande empenho

Outubro é o momento que se tornou referência para a promoção da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. A cor rosa é ligada às campanhas e, é parte fundamental a alusão que as pessoas fazem à importância do tema.

O Univar, como referência em cursos da área da saúde, tem grande empenho dos profissionais em realizar uma conscientização na comunidade acadêmica e externa. Palestras, dicas de autoexame e incentivo a realização de consultas e exames preventivos acontecem durante o ano todo, porém no período é de forma mais extensiva e abrangente que as ações acontecem.

Assim, o departamento de Marketing e o curso de Fisioterapia do Univar realizaram na última segunda-feira (17), no auditório do centro universitário palestras ministradas pela médica Elaine Maia Alvez Borges e a psicóloga Rita Bernardes.

O objetivo principal é a conscientização das convidadas sobre a prevenção do câncer de mama e colo uterino. A ginecologista Elaine, abordou a importância da prevenção do câncer de mama, ensinou como realizar o autoexame e estimulou as convidadas a se prevenirem também com o exame clinico, que pode ser realizado a cada seis meses.

 Já a psicoterapeuta Rita Bernardes, trouxe um caso real próximo para exemplificar, as ações perante ao diagnóstico e tratamento, informando sobre a importância do apoio psicológico e familiar para quem está passando por casos da doença.

A Coordenadora do curso de fisioterapia, Juliana Weiler, revelou que o auto exame deve ser realizado de preferência uma semana após o último dia da menstruação, levando em consideração que antes e durante o fluxo menstrual os seios incham, criam nódulos, ficam mais sensíveis e o diagnóstico pode não ser preciso.  Juliana, juntamente com acadêmicos do 10º semestre, elaboraram também dinâmicas com bingos, sorteios e perguntas para as palestrantes, deixando assim os convidados e colaboradores bem informados e descontraídos para falarem sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento consciente do câncer de mama e colo do útero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress