Os acadêmicos de fisioterapia do 1º semestre do UNIVAR, realizaram no dia 05/05, doação de sangue na Unidade de Coleta e Transfusão – UCT, de Barra do Garças – MT. A ação faz parte do projeto do curso “Trote solidário: Doação de sangue também é um gesto de amor ao próximo”.

“O objetivo da ação é incentivar a população a doar sangue regularmente e incrementar o estoque de sangue da unidade de Barra do Garças. Além de estimular os nossos acadêmicos que serão futuros profissionais da área da saúde a exercer seu papel de cidadão”, explicou a coordenadora do curso de fisioterapia, Juliana Weiler.

Os acadêmicos foram levados de ônibus até a UCT às 7 horas, ao chegar cada aluno passou por uma avaliação que o qualificava ou não para o ato da doação. No segundo momento foi realizada a coleta onde 15 pessoas participaram doando seu sangue. Após a coleta foi ofertado um café da manhã e o retorno aconteceu às 11 horas.

Juliana Weiler ressaltou: “o ato de doar sangue vai muito além do sangue propriamente dito, cada um doou um pouco de amor e solidariedade ao próximo. O profissional que estamos formando vai muito além do conhecimento teórico/cientifico, o profissional será pautado na ética, compromisso e amor. Fisioterapeutas de excelência”.

A professora universitária aposentada do UNIVAR, Sônia Afonso, passou por duas situações onde precisou de transfusão de sangue, em ambas ela teve a lesão de dieulafoy, uma causa rara de hemorragia gastrointestinal volumosa, maciça e recorrente, extremamente difícil de diagnosticar.

“Fiquei nas duas ocasiões totalmente desfalecida, em condição de morte. Ao receber o atendimento médico no Pronto Socorro de Barra do Garças, fui imediatamente atendida com a transfusão de sangue. Posso contar minha história hoje, graças a essas transfusões. Nessa hora você se vê diante da fragilidade da vida, ficamos esperando um milagre que só vem pelo gesto, decisão e atitude do outro”, destacou Sônia Afonso.

Sônia Afonso ainda complementou: “entendo que quem doa, não doa só o sangue, doa o seu entendimento de mundo, sua civilidade e noção de finitude. Esse ser humano tem um olhar para o mundo diferenciado da maioria das pessoas. Quem diz que não pode doar sangue porque tem medo, dói, faz mal ou porque vai investigar a vida toda, é uma pessoa egoísta, e o egoísmo é uma das piores situações da condição humana. Historicamente, a humanidade preserva o ato de existência, porque vê no outro a continuidade da vida. Acredito que assim pensam os doadores de sangue”.

Os interessados em fazer parte da Campanha Doe Sangue, pode procurar a Unidade de Coleta e Transfusão de Barra do Garças, localizada dentro do Pronto Socorro Municipal Milton Pessoa Morbeck, das 07h às 10h e das 13h às 16h, (segunda a sexta), para realizar doação de sangue e assim ajudar a salvar vidas.

Requisitos para doar sangue:

• Esteja alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem uso de maconha nas últimas 12 horas;
  • Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
  • Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
  • Ter repousado bem na noite antes da doação;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
  • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;
  • Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
  • Não ter diabetes;
  • Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
  • Não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
  • Não estar acompanhado de crianças, sem acompanhante na hora da doação;
  • Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.