WhatsApp-Image-2022-04-05-at-08.48.15

Matéria produzida em parceria com coordenadora de nutrição Sara Forgerini

No dia 01/04, os acadêmicos do 3º e 7º semestre do curso de Nutrição efetuaram uma ação na academia Moviment de Barra do Garças, com intuito mostrar a importância do consumo de água durante a realização do exercício físico.

O consumo adequado de água é de fundamental importância para a manutenção da saúde, principalmente para quem reside em regiões que possui um clima quente e de baixa umidade de ar na maior parte do ano.

“A quantidade de água recomendada durante o dia é de 35ml por kg de peso do indivíduo, entretanto essa recomendação difere de acordo com o nível da atividade praticada. Para atletas e praticantes de atividade física intensa a hidratação correta é ainda mais importante, pois pode influenciar diretamente no bom desempenho e na termorregulação adequada do organismo durante e após o exercício. Para esse público, a reposição com água de coco que é considerada um isotônico natural, ou mesmo com isotônicos caseiros é considerada uma ótima opção de hidratação e reposição dos sais minerais perdidos no suor” explicou a nutricionista Sara Forgerini.

Segundo Sara a ingestão tanto da água de coco como dos isotônicos (caseiros ou industrializados), não deve ultrapassar 200 ml para cada 20 minutos de exercício, fracionados durante a atividade física e intercalados com água. Para atletas de alta performance é indicada a reposição com isotônicos intercalados com água, de 400ml a 800ml por hora, dependendo de fatores como sexo, idade, peso corporal, duração do exercício, intensidade da atividade, modalidade, temperatura ambiente dentre outros.

Para indivíduos que não são atletas e praticam exercícios de até 45 minutos de duração, somente o consumo de água pode ser suficiente para hidratar.  É necessário enaltecer que, o nutricionista é o profissional indicado para realizar o cálculo de adequação hídrica de acordo com a individualidade do paciente.

Durante a ação realizada na academia Moviment, os acadêmicos de nutrição prepararam um isotônico natural para degustação que apresentou uma aceitação satisfatória entre os alunos da academia. A ação foi acompanhada pela supervisora de estágio Luana Karina e pelos professores Sara Forgerini, Daniela Maione e Higo Oliveira, que é especialista em nutrição clínica e esportiva.

Receita do isotônico caseiro: para 500mL

  • Suco concentrado da fruta de preferência (as mais ácidas conferem um sabor melhor) a fruta in natura é melhor opção pois aproveita as vitaminas e minerais presentes naturalmente nela, más também pode usar a polpa congelada
  • 500 mL de água (se tiver água mineral melhor ainda)
  • 1 colher de sopa de açúcar (30g) – pode substituir por mel
  • 1 pitada de sal (0,5g)
  • Opcional: 1 pitada de cloreto de magnésio e/ou cloreto de potássio (encontrados em farmácia em pó)

Outra opção é fazer o suco utilizando água de coco, nesse caso é só bater a polpa com a água de coco e não precisa acrescentar mais nada, pois a própria agua de coco já contém os sais minerais e é naturalmente adocicada.

1 comentário em “Acadêmicos de nutrição realizam ação na academia Moviment”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress