Sistema de irrigação

Foi realizado no dia 31/07, a inauguração do sistema de irrigação e a entrega dos implementos agrícolas na fazenda escola do Centro Universitário do Vale do Araguaia. Estiveram presentes durante a cerimônia pró-reitores, professores, acadêmicos dos cursos de agronomia, zootecnia e medicina veterinária, e a imprensa.

Os cursos nas áreas das agrárias do UNIVAR, além de serem os pioneiros na região do Vale do Araguaia, também são conhecidos pela excelente infraestrutura e qualidade no ensino. A fazenda escola é o principal laboratório dos cursos de agronomia, zootecnia e medicina veterinária, por isso a acessibilidade a fazenda é essencial. A fazenda escola está localizada a aproximadamente 10 minutos do UNIVAR, possibilitando que os acadêmicos se descoloquem até a fazenda em todos os períodos.

O coordenador dos cursos de agronomia e zootecnia Jônatas Neves ressaltou sobre o evento: “nosso mantenedor tem investido pesadamente nos cursos nas áreas das agrárias.  Entregamos o sistema de irrigação que contempla toda a fazenda escola e isso é muito importante para o desenvolvimento de pesquisa e extensão. Sem a irrigação trabalhávamos na fazenda escola em torno de 4 meses ao ano, agora com a irrigação conseguimos desenvolver atividades durante todo o ano”.

“O sistema de irrigação e os implementos agrícolas entregues irão agregar de forma significativa nas aulas práticas, pois já estamos realizando pesquisas e projetos na fazenda escola. No UNIVAR vivenciamos a prática, por isso quando concluirmos a graduação já estaremos preparados para atuar no mercado de trabalho”, comentou a acadêmica de zootecnia, Daiane Dias.

A Profª Dra. Claudênia Ferreira do curso de agronomia destacou: “o curso de agronomia do UNIVAR é o mais completo no Vale do Araguaia, possuindo excelentes laboratórios, salas de aulas, área experimental e fazenda escola. A fazenda escola é uma das ferramentas pedagógicas mais importantes para os cursos na área de ciências agrárias, pois por meio dela é criado um ambiente de estímulo à aprendizagem, com base na colaboração e resolução de problemas pela aplicação correta da teoria na prática produtiva”.

A Profª Dra. Natália Mora do curso de zootecnia finalizou: “a fazenda escola é muito próxima a instituição (9,8 km), o que facilita a ida dos alunos em todos os períodos para a realização dos projetos destinados a extensão e pesquisa. A ideia é que ao inaugurar o galpão os acadêmicos tenham as aulas teóricas nas salas de aula da fazenda escola e logo após coloquem em prática o que aprenderam”.

Os investimentos na Fazenda Escola do UNIVAR são constantes, há pouco tempo foram entregues equipamentos agrícolas de altíssima qualidade, como: trator; semeadora; pulverizador agrícola; grade niveladora; grade pesada; distribuidor de adubos e roçadeira. Além disso, em breve será realizada a inauguração do Galpão na fazenda escola.