capa-atletas

O Professor e pesquisador do Centro Universitário do Vale do Araguaia, Bruno e a acadêmica do curso de farmácia Nathyelle, estão fazendo parte de um grupo de pesquisa inédito que está estudando a melhoria da performance física de paratletas. Além do Bruno e da Nathyelle a equipe é composta também por professores e alunos da UFMT, sob a liderança do Professor Aníbal Monteiro de Magalhães Neto (UFMT).

O objetivo dos pesquisadores é melhorar a performance dos paratletas da AMTJJP (Associação Matogrossense de Jiu Jitsu Paradesportivo) de Barra do Garças, nas próximas competições. Desta forma, na quinta-feira, 24/06, eles se deslocaram até a sede da academia Gracie Barra, em Barra do Garças, para realizar o levantamento de dados com os paratletas.

Os pesquisadores colheram dados do estado bioquímico e imunológico dos paratletas. Por meio dessas informações serão feitas análises para o estudo do melhoramento do desempenho físico durante as lutas.

O projeto da Gracie Barra é conhecido em todo país e nos Emirados Árabes, onde o paratleta Elcirley, que foi avaliado na pesquisa, esteve competindo representando o Brasil.

O UNIVAR parabeniza todos os integrantes desse excelente projeto, em especial o Professor Bruno e a acadêmica Nathyelle. Essa iniciativa além de contribuir com a melhoria na performance dos paratletas, também irá proporcionar um vasto desenvolvimento científico.